quinta-feira, 1 de março de 2007

Mecanismos de circulação

A circulação do sangue nos vasos sanguíneos é da responsabilidade do coração, que efectua ritmicamente movimentos de contracção – sístole – e de relaxamento – diástole. A sístole dos ventrículos obriga o sangue a fluir para as artérias, aumentando a pressão nas suas paredes e obrigando-as a dilatar. Quando o músculo cardíaco relaxa, durante a diástole, a pressão nas paredes das artérias baixa. O regresso das paredes à posição inicial impulsiona o sangue, afastando-o do coração.
À medida que as artérias se ramificam em arteríolas, a área interna global aumenta, fazendo diminuir a pressão sanguínea, ocorrendo, consequentemente, um abaixamento da velocidade.
Nos capilares arteriais, e devido ao seu reduzido diâmetro, a resistência ao fluxo aumenta, o que conduz à saída do plasma para o liquido intersticial. A grande área dos capilares, a sua parede fina e a diminuição da velocidade do sangue aumentam a eficácia das trocas de materiais entre o sangue e o liquido intersticial, por difusão e osmose.
Os capilares venosos reúnem-se originando as vénulas, que convergem para vasos de grande diâmetro – as veias. Apesar das pequenas pressões no interior das veias, em especial as da parte inferior do corpo, o fluxo de sangue é possível devido:

  • À acção de músculos esqueléticos que as rodeiam;
  • Aos movimentos respiratórios de inspiração e expiração;
  • Aos movimentos do coração que provocam uma força de sucção;
  • Às válvulas que existem no seu interior.
  • by, Ana Cristina

Sem comentários: