quinta-feira, 1 de março de 2007

Sistemas de transporte



Sistemas circulatórios abertos e fechados

Nos insectos o aparelho circulatório é constituído por um vaso dorsal que possui pequenas dilatações na região abdominal (corações), que impulsionam o liquido circulatório para a região anterior do corpo, de onde fluem para cavidades designadas por lacunas. Essas cavidades cheias de liquido estão em contacto com as células do corpo do animal e constituem o hemocélio. As dilatações do vaso dorsal, na região do abdómen, constituem um coração em forma de tubo. Cada dilatação comunica com o exterior por aberturas laterais, os ostíolos. Quando os corações se contraem, os ostíolos fecham e o sangue é bombeado para a parte anterior do corpo, de onde flui para as lacunas. Quando os corações relaxam, os ostíolos abrem, criando um vácuo no interior do vaso dorsal, que produz uma força de sucção que obriga o liquido a regressar ao coração. Neste tipo de aparelho circulatório o sangue sai do interior dos vasos e mistura-se com o liquido intersticial que circunda as células, designando-se, por este facto, por sistema circulatório aberto e o liquido circundante por hemolinfa.



Na minhoca, o sangue só circula no interior de vasos sanguíneos, não se misturando com o liquido intersticial – sistema circulatório fechado. Neste animal existem dois vasos, um dorsal e outro ventral ao tubo digestivo, que comunicam entre si por vasos laterais. O vaso dorsal funciona como um coração, bombeando o sangue da parte de trás para a frente do corpo. Na parte anterior do corpo existem cinco vasos laterais (corações laterais ou arcos aórticos) que, ao contraírem, impulsionam o sangue para o vaso ventral.
Nos sistemas circulatórios abertos as células contactam directamente com o fluido circulante, sendo as trocas mais eficazes. No entanto, nos sistemas circulatórios fechados o sangue flui mais rapidamente que nos sistemas circulatórios abertos, o que aumenta a eficiência do transporte de materiais às células, assegurando níveis mais elevados de taxas metabólicas. Permitem também o fornecimento de sangue às células mais carenciadas, diminuindo a irrigação em áreas do corpo que nesse momento não precisem de um aporte de oxigénio e nutrientes tão elevado. Para além disso evitam que ocorram “perdas” durante o seu trajecto, ao garantir que as trocas ocorrem só ao nível dos capilares.

By, Ana Cristina e Fábia

Sem comentários: