quinta-feira, 1 de março de 2007

Transporte nos animais

As células animais estão rodeadas por um líquido intersticial com o qual efectuam trocas de materiais (as células retiram do líquido os nutrientes e oxigénio, libertando para ele produtos resultantes do seu metabolismo como CO2 e produtos azotados). Na maioria dos animais, o fornecimento de nutrientes, trocas gasosas e expulsão dos resíduos azotados do líquido intersticial são realizados por um sistema circulatório.
Nos animais mais simples, como a hidra e a planária, devido ao reduzido número de camadas celulares, todas as células estão muito próximas da cavidade gastrovascular ou do meio externo. As pequenas distâncias que os nutrientes e os gases têm de percorrer permitem a sua difusão para o interior e o exterior das células, pelo que estes animais não possuem sistema circulatório.
Nos animais mais complexos, o elevado grau de diferenciação tecidular e orgânica faz com que as distancias entre as superfícies de absorção dos nutrientes e as diferentes células sejam muito grandes, o que impossibilita a sua difusão simples. Nestes animais existem sistemas circulatórios mais ou menos complexos que permitem o intercâmbio de materiais entre as células e o meio externo do organismo.
Um sistema circulatório compreende sempre:
Um fluido circulante que garante o transporte dos nutrientes, a circulação de substâncias reguladoras, as trocas gasosas e o transporte dos resíduos azotados a ser excretados;
Um órgão destinado a impulsionar o líquido circulante – o coração;
Uma rede mais ou menos complexa de canais de comunicação, entre os diferentes órgãos e tecidos do organismo, que permite o contacto do líquido circulante com o líquido intersticial de todas as células.

By, Ana Cristina

Sem comentários: